Dicas para gerenciar uma loja
Profissões e Serviços

Dicas para gerenciar uma loja

As dicas para gerenciar uma loja irão ajudar a ter sucesso no seu negócio. Elas foram pensadas para o empreendedor que já possui o seu espaço e deseja atrair mais clientes, bem como, aquele que está começando a empreender do zero.

Saber administrar um negócio ajuda a criar melhores oportunidades e também a ter uma visão mais assertiva quando surgirem os problemas.

Dicas para gerenciar uma loja – Veja aqui

Se você possui uma loja online ou espaço físico para vendas, as dicas para gerenciar uma loja a seguir foram feitas para você. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre gestão de negócio de uma forma mais prática. 

Determine metas de crescimento para a loja

Para o empreendedor que está começando o próprio negócio, saber administrar é uma tarefa bem importante e isso inclui a determinação de metas de crescimento para a loja.

As metas de crescimento podem ser divididas em um prazo, como por exemplo, as categorias de curtíssimo, curto, médio e longo prazo para alcançar os objetivos da empresa.

Na forma prática comece desenvolvendo objetivos básicos de onde quer chegar, o que precisa para alcançar essas metas e investir nos recursos. Confira o exemplo a seguir:

Para você que está começando a loja do zero, uma importante meta é a escolha do nome para sua empresa. As ideias de nomes para loja de roupas, por exemplo, precisam combinar com o perfil do público-alvo e identidade do negócio.

Avalie a aplicação dos recursos

Um dos setores que mais demanda organização e clareza nas informações é o financeiro, por isso, estabeleça uma avaliação periódica das aplicações dos recursos da empresa. 

O ROI, que é o retorno sobre investimentos, é uma métrica importante para saber se a loja está no azul ou no vermelho. Essa métrica é muito usada nos planejamentos de ações de marketing digital, afinal, elas ajudam na tomada de decisão.

Outras avaliações também são importantes no decorrer do tempo, como por exemplo, a hipótese de contratação de colaboradores, investimento em infraestrutura e ações que possam ajudar a alcançar metas de crescimento com a loja.

Mais sobre empreendedorismo

Invista em marketing para sua loja

O marketing de uma loja é um dos investimentos mais importantes, pois é a partir dessa ferramenta que a empresa melhora a experiência do cliente com a marca. 

Com o marketing é possível criar estratégias que convertam em vendas como por exemplo, a decoração de vitrine da loja, marketing sensorial (aromatizantes para ambiente de loja), conteúdos para redes sociais, sites e blog da empresa.

O marketing digital é um dos campos que dão um ótimo retorno para a empresa, com investimentos mais acessíveis para todo o estilo de lojas.

Conheça os hábitos de consumo dos clientes

Se você possui uma loja de variedades, conhecer os hábitos de consumo dos clientes é essencial para o controle do estoque. 

Uma das dicas para gerenciar uma loja é saber quando abastecer o estoque, sem obter prejuízos comprando produtos em excesso. Para isso, você precisa estudar o seu público, saber quais os produtos-chefes de vendas e aqueles que só acumulam nas prateleiras.

Outra sugestão é sempre aproveitar as oportunidades, como por exemplo, as datas comemorativas para fazer um marketing que converta em vendas.

Por isso, tenha sempre bons fornecedores de produtos para sua loja, avalie o atendimento, comprimento de prazos de entrega e qualidade das mercadorias. Esteja sempre aberto para tomar decisões como a troca de fornecedor e marca de produtos.

Capacite sua equipe de atendimento

Além das dicas para gerenciar uma loja acima, preze também pelo bom atendimento da sua equipe de vendas e demais setores. 

Sempre que necessário ofereça treinamentos e faça feedbacks com os colaboradores. Saber ouvir sua equipe também é uma estratégia para alcançar as metas da empresa, estando em compromisso com os valores e missão da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *