As dicas para gerenciar uma loja irão ajudar a ter sucesso no seu negócio. Elas foram pensadas para o empreendedor que já possui o seu espaço e deseja atrair mais clientes, bem como, aquele que está começando a empreender do zero.
Saber administrar um negócio ajuda a criar melhores oportunidades e também a ter uma visão mais assertiva quando surgirem os problemas.
Sumário
Dicas para gerenciar uma loja – Veja aqui
Se você possui uma loja online ou espaço físico para vendas, as dicas para gerenciar uma loja a seguir foram feitas para você. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre gestão de negócio de uma forma mais prática.
Determine metas de crescimento para a loja
Para o empreendedor que está começando o próprio negócio, saber administrar é uma tarefa bem importante e isso inclui a determinação de metas de crescimento para a loja.
As metas de crescimento podem ser divididas em um prazo, como por exemplo, as categorias de curtíssimo, curto, médio e longo prazo para alcançar os objetivos da empresa.
Na forma prática comece desenvolvendo objetivos básicos de onde quer chegar, o que precisa para alcançar essas metas e investir nos recursos. Confira o exemplo a seguir:
Para você que está começando a loja do zero, uma importante meta é a escolha do nome para sua empresa. As ideias de nomes para loja de roupas, por exemplo, precisam combinar com o perfil do público-alvo e identidade do negócio.
Avalie a aplicação dos recursos
Um dos setores que mais demanda organização e clareza nas informações é o financeiro, por isso, estabeleça uma avaliação periódica das aplicações dos recursos da empresa.
O ROI, que é o retorno sobre investimentos, é uma métrica importante para saber se a loja está no azul ou no vermelho. Essa métrica é muito usada nos planejamentos de ações de marketing digital, afinal, elas ajudam na tomada de decisão.
Outras avaliações também são importantes no decorrer do tempo, como por exemplo, a hipótese de contratação de colaboradores, investimento em infraestrutura e ações que possam ajudar a alcançar metas de crescimento com a loja.
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Invista em marketing para sua loja
O marketing de uma loja é um dos investimentos mais importantes, pois é a partir dessa ferramenta que a empresa melhora a experiência do cliente com a marca.
Com o marketing é possível criar estratégias que convertam em vendas como por exemplo, a decoração de vitrine da loja, marketing sensorial (aromatizantes para ambiente de loja), conteúdos para redes sociais, sites e blog da empresa.
O marketing digital é um dos campos que dão um ótimo retorno para a empresa, com investimentos mais acessíveis para todo o estilo de lojas.
Conheça os hábitos de consumo dos clientes
Se você possui uma loja de variedades, conhecer os hábitos de consumo dos clientes é essencial para o controle do estoque.
Uma das dicas para gerenciar uma loja é saber quando abastecer o estoque, sem obter prejuízos comprando produtos em excesso. Para isso, você precisa estudar o seu público, saber quais os produtos-chefes de vendas e aqueles que só acumulam nas prateleiras.
Outra sugestão é sempre aproveitar as oportunidades, como por exemplo, as datas comemorativas para fazer um marketing que converta em vendas.
Por isso, tenha sempre bons fornecedores de produtos para sua loja, avalie o atendimento, comprimento de prazos de entrega e qualidade das mercadorias. Esteja sempre aberto para tomar decisões como a troca de fornecedor e marca de produtos.
Capacite sua equipe de atendimento
Além das dicas para gerenciar uma loja acima, preze também pelo bom atendimento da sua equipe de vendas e demais setores.
Sempre que necessário ofereça treinamentos e faça feedbacks com os colaboradores. Saber ouvir sua equipe também é uma estratégia para alcançar as metas da empresa, estando em compromisso com os valores e missão da marca.