Como Saber se um App é Gratuito
Aplicativos

Como Saber se um App é Gratuito

Como Saber se um App é Gratuito | Se você estiver procurando um aplicativo nas Lojas iOS ou Mac, você verá que a Apple mudou a maneira como ela rotulava os aplicativos gratuitos. Anteriormente, mesmo que tal aplicativo incluísse atualizações caras, ele teria a etiqueta ‘Free (Grátis)’.

Deseja saber o motivo?

Bem, poderia ser por causa da pressão com a qual a Apple tem lidado, dos reguladores europeus para melhor proteger as crianças e as contas bancárias dos pais do mundo suspeito das compras no sistema. Confira o passo a passo do nosso site.

O que é um aplicativo?

Um aplicativo é um programa, ou um software, geralmente um programa específico utilizado para dispositivos móveis. O termo aplicativo inicialmente se referia a qualquer aplicativo desktop ou móvel, mas como várias lojas de aplicativos começaram a vender aplicativos móveis para usuários de tablet e smartphone, o termo foi desenvolvido para se referir a pequenos softwares e programas a serem baixados e instalados de uma só vez.

Existem milhões de aplicativos criados para rodar nos tablets e smartphones de hoje. Alguns aplicativos podem ser baixados e instalados gratuitamente, enquanto outros devem ser adquiridos em uma loja de aplicativos.

Tipos de aplicativos

Milhões de aplicativos móveis são lançados em várias lojas de aplicativos todos os dias. Os aplicativos se tornaram uma necessidade para cada negócio. As empresas estão se concentrando mais na decisão de criar aplicativos para promover sua marca e produtos.

Em geral, os aplicativos móveis são categorizados em três tipos – aplicativos nativos, Web, aplicativos híbridos, cada um funcionando de acordo com suas funções.

Aplicativos móveis nativos

As aplicações móveis nativas são inteiramente criadas para um determinado tipo de sistema operacional. Estes aplicativos são chamados de nativos porque estão sujeitos a uma plataforma ou dispositivo específico.

Os aplicativos criados em um tipo de sistema operacional não podem ser instalados ou usados em outro sistema operacional. Por exemplo, você não pode usar aplicativos Android no iPhone.

Eles criam aplicativos usando a linguagem e as ferramentas de desenvolvimento que a plataforma individual suporta. Por exemplo, Objective-C e XCode com, Eclipse, iOS, e Java com Android.

Ele oferece acesso total a todos os controles de dispositivos como câmeras, sensores, contatos, etc. Aplicativos nativos podem ser acessados através das respectivas lojas de aplicativos, por exemplo, aplicativos iOS na App Store, aplicativos Android nas Lojas Play do Google, etc.

Benefícios dos aplicativos nativos

  • Trabalhar rápido
  • Facilmente distribuído nas lojas de maçãs do google apple
  • Mais interativo e intuitivo
  • Interaja facilmente com qualquer recurso do telefone

Aplicações Web Móveis

As aplicações web móveis são aplicações baseadas na web e não são instaladas em dispositivos móveis, elas apenas fornecem páginas web. As aplicações são operadas por servidores web-hospedados.

As aplicações web móveis geralmente usam tecnologias web CSS, HTML, jQuery, JavaScript. Eles não conseguem ler todas as características do dispositivo móvel no qual estão rodando.

Benefícios dos aplicativos web móveis

  • Não requer instalação
  • Reduzir o custo dos negócios
  • Sempre atualizado
  • Melhor alcance, pois podem ser acessados de qualquer lugar

Aplicações Móveis Híbridas

Os aplicativos híbridos são combinações de web móvel e aplicativos nativos. Como os aplicativos nativos, estes aplicativos são encontrados em uma loja de aplicativos e podem acessar muitas características de dispositivos nativos disponíveis.

Além disso, como os aplicativos da web móvel, estes aplicativos dependem de HTML ser fornecido em um navegador, com a exigência de que o navegador esteja enraizado dentro do aplicativo.

Estas aplicações são desenvolvidas utilizando tecnologias como JavaScript, HTML, jQuery, CSS, Cordova/PhoneGap, frameworks JavaScript móveis, etc. Estes aplicativos também são instalados no dispositivo e fornecidos através da loja de aplicativos.

Benefícios das aplicações híbridas

  • Não é necessário navegador
  • Mais rápido para expandir do que as aplicações nativas
  • Mais barato que uma aplicação nativa
  • Fácil de criar
  • Aplicação única para todas as plataformas
  • Pode acessar utilidades de dispositivos usando uma API

Tipos de Aplicações Pagas

Os aplicativos pagos são mais populares e mais amplos do que os gratuitos. Os aplicativos pagos ou baseados em Assinaturas são softwares que se destinam ao uso daqueles que deles necessitam, é claro, sendo o programa de alto valor de criação, a promoção destes aplicativos é minuciosa e destinada àqueles que irão pagar uma quantia pelo uso da tecnologia. Existem dois tipos de aplicações pagas.

Pagamento Adiantado

Os usuários pagam por este tipo de aplicativos durante o processo de download e instalação. Mas o Google propõe uma versão de teste padrão para todos esses aplicativos. Caso os usuários não achem o aplicativo útil, eles podem desinstalá-lo e não serão cobrados pela sua instalação.

Compra In-App

Os usuários não efetuam nenhum pagamento durante o processo de download e instalação. Período pós-teste, conforme os aplicativos, eles pagam por uma assinatura anual ou mensal ou fazem um pagamento único.

Como você aprendeu sobre os tipos de aplicativos conforme a perspectiva de instalação e pagamentos, vamos descobrir como você sabe se um aplicativo é gratuito na loja de aplicativos.

Como Saber se um App é Gratuito

Várias lojas de aplicativos mostram botões diferentes para indicar se alguma aplicação específica está disponível para a instalação gratuitamente ou se ela é paga.

  • Loja do Google Play: Ao instalar o aplicativo da Loja Play do Google você vê um botão verde ‘Instalar’ no aplicativo, o que significa que o aplicativo é gratuito, embora possa incluir algumas compras no aplicativo, de acordo com as características. Por outro lado, quando o botão verde tem um custo marcado nele, isso significa que é um aplicativo pago.
  • Apple Store: Na Apple App Store, ele mostra o botão ‘Get (Baixar)’ se o aplicativo for gratuito e se o botão mostrar o preço, ele é um aplicativo pago. No caso de qualquer compra no aplicativo, ele exibirá essa informação ao lado do botão ‘Obter’ ou preço no aplicativo.

Conclusão

Há milhões de aplicações disponíveis em diferentes lojas por aí – grátis e pagas. Vá para aquela que se adapta às suas necessidades e verifique se é gratuita ou paga. Você certamente poderá fazer isso depois de ler este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *