Saúde e Bem estar

Como atrair mais pacientes para sua clínica odontológica

Um desafio para a maioria dos dentistas ou administradores que são donos de uma clínica odontológica é conseguir mais pacientes. Isso porque, é preciso de alguns conhecimentos, além das especialidades de odontologia. 

A maioria das clínicas são administradas por profissionais de odontologia. Por esse motivo, é muito comum que eles tenham alguns desafios no momento de administrar, principalmente quando o assunto é conseguir mais pacientes. 

Isso porque, para fidelizar e conquistar mais pacientes, é preciso muito mais de um bom atendimento, é necessário também um conhecimento em questões administrativas e de marketing. 

De antemão, uma das melhores coisas que podem ser feitas em relação a isso é o investimento em um plano odontológico para microempreendedor individual, já que é uma categoria que se a sua clínica investir, poderá conseguir mais pacientes. 

Desse modo, caso queira saber como atrair mais pacientes para sua clínica, basta continuar a leitura e seguir todas as dicas que serão dadas. 

Qual a importância de investir em uma clínica de odontologia? 

Administrar uma clínica de odontologia é muito mais do que oferecer bons serviços e novidades na área, é também ter uma visão desse consultório como um negócio. 

Para isso, é preciso enxergar a sua clínica como um todo, se preocupando com todos os setores e áreas envolvidas, como o financeiro, administrativo, marketing, recursos humanos e muito mais. 

Ao fazer isso, será possível acompanhar um crescimento da sua clínica de odontologia e ver ela fazendo sucesso. Vale lembrar que quanto mais sucesso ela fizer, mais pessoas irão conhecer e com isso, terão mais pacientes. 

Com esse aumento de pacientes, é possível gerar um maior lucro no caixa do consultório, além de gerar um reconhecimento maior sobre ela. 

Inclusive, é sempre válido lembrar que o reconhecimento é a chave para qualquer negócio dar certo, já que com essa imagem positiva, dá para gerar todos os outros pontos e processos que qualquer empresa precisa para dar certo. 

Com todos esses benefícios citados, é fácil de perceber a importância de um bom investimento para a manutenção de uma clínica de odontologia. 

Vale lembrar que dentro desse investimento, é essencial pensar no ponto-chave para o sucesso da clínica de odontologia que são os pacientes. 

Portanto, é preciso investir para conseguir cada vez mais pacientes, seja com um plano odontológico para mei ou não. 

Já que no final de tudo, só é possível manter uma clínica de odontologia com vários pacientes frequentando ela. 

Como atrair mais pacientes para a sua clínica? 

Após entender toda a importância de investir em um consultório odontológico, é preciso saber como fazer isso, e principalmente, como conquistar mais pacientes? 

Para entender melhor como conseguir mais pacientes, basta ver a lista a seguir: 

  • Conheça o público-alvo;
  • Construa uma marca forte;
  • Invista em marketing digital; 
  • Tenha canais de comunicação;
  • Pratique um atendimento humanizado.

Desse modo, veja mais sobre cada um dos tópicos citados na lista para a conquista de novos pacientes.

  1. Conheça o público-alvo

Em qualquer negócio, existe um público-alvo. Isso é, um perfil de um cliente ou um grupo de consumidores que têm probabilidade de se interessar pelo seu serviço proposto. 

Portanto, avalie bem a sua clínica de odontologia e comece a ver o perfil dos pacientes que passam por lá. Somente com isso será possível atrair mais pessoas. 

Um exemplo disso é, se a sua clínica tem o maior público composto de pessoas que tenham um plano dental para mei. Com isso, já vai dar para enxergar um possível recorte de um provável público-alvo. 

      2. Construa uma marca forte

Tendo uma clínica pequena ou grande, é fundamental criar uma marca de identidade forte para ela. Isso gera confiança para que as pessoas frequentem ela. 

Tenha sempre em mente que detalhes como logotipo, seleção de cores, arte gráfica e os canais digitais do seu consultório são aspectos fundamentais. 

Isso agrega valor para que possíveis pacientes se interessem em frequentar sua clínica de odontologia.

      3. Invista em marketing digital

Na medida em que a tecnologia e os meios de comunicação foram avançando, a maioria das empresas precisaram se adaptar para conseguir se comunicar e fazer sua divulgação. 

É preciso pensar que, hoje em dia, todos os clientes e pacientes que sua clínica deseja atingir estão na internet. Por conta disso, é necessário construir uma estratégia eficiente de marketing digital. 

Existem diversas formas para conquistar mais clientes através da internet. Uma boa maneira de fazer isso é usando as redes sociais e blogs. 

Outro jeito de realizar isso é usando a estratégia SEO. Ela tem como foco deixar a página do seu consultório como uma das primeiras que aparecem nas pesquisas, nos principais buscadores. 

Um exemplo, se você buscar por “quanto custa um plano dentário”, usando a técnica SEO, tem chances que a página do seu consultório apareça nessa pesquisa. Ainda mais se a sua clínica tiver parceria com algum convênio acessível. 

      4. Tenha canais de comunicação

Assim como já citado anteriormente, uma das formas mais usadas como estratégia pelo marketing digital é através das redes sociais. 

Pensando nisso, tenha sempre diversos canais de comunicação a disposição de todos os pacientes que forem frequentar sua clínica ou até mesmo, só se interessem por ela. 

Afinal, isso é fundamental para que as pessoas possam tirar eventuais dúvidas, fazer sugestões ou até mesmo enviar um simples comentário. 

Entretanto, é válido lembrar que é preciso manter alguém responsável por cuidar de todas as redes sociais. Não basta ter bons canais, se não tiver um atendimento qualificado e personalizado nele. 

       5. Pratique um atendimento humanizado 

Nada adianta seguir todas essas dicas, se no final, quando o paciente for atendido, ele não tiver um atendimento de qualidade. 

Para isso, é preciso enxergar ele como um ser humano único e não apenas como mais uma pessoa que fará um procedimento em sua clínica. 

Ou seja, sendo o paciente de algum plano dental saúde ou não, é fundamental proporcionar um atendimento humanizado e personalizado para ele, em que se sinta único e com todos os problemas e questões ouvidas. 

Ao fazer isso, será possível gerar uma fidelização desse paciente, fazendo com que ele volte sempre e indique sua clínica para mais pessoas. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *