O LinkedIn é a rede social para profissionais mais popular da internet. São mais de 300 milhões de usuários trocando contatos e ideias para alçar novos voos na carreira, com o apoio de ferramentas como o gerenciador de campanhas linkedin.
Essa rede social tem impacto real nas contratações: segundo dados da SHRM Jobs, 90% dos recrutadores usam o LinkedIn com regularidade.
Com isso, fica fácil perceber que o site é uma ferramenta muito importante para conseguir boas oportunidades de emprego e aumentar a rede de contatos.
Leia este texto e saiba mais sobre as funções e as vantagens de usar o LinkedIn. Conheça também o LinkedIn Ads.
Sumário
Como o LinkedIn funciona?
O primeiro passo para usar o LinkedIn é criar um perfil, que vai conter suas informações básicas.
São elas:
- Dados pessoais;
- Informações de contato;
- Trajetória acadêmica;
- Experiência profissional.
Depois, o usuário pode buscar por conexões, como colegas de trabalho e outros profissionais que você gostaria de entrar em contato.
Leia os tópicos a seguir para conhecer as vantagens de usar o LinkedIn.
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Fazer contatos
O LinkedIn é muito usado para manter contato com conhecidos, seja parabenizando-os por alguma conquista ou trocando informações.
Além disso, a rede também é propícia para encontrar novos contatos e ampliar a rede, de modo a ter acesso a dados pertinentes para a sua área de atuação.
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Aumentar a credibilidade
Os contratantes usam o LinkedIn para conhecer novos candidatos a partir dos perfis deles.
Quem mantém o perfil atualizado com postagens informativas e pede recomendações aos amigos se destaca e tem a credibilidade aumentada, sendo “visto”.
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Procurar vagas
O LinkedIn tem uma aba específica para encontrar vagas. A pesquisa pode ser personalizada por local, setor e função.
Ou seja, essa rede social é a melhor para quem está em busca de novas colocações no mercado e otimiza todo o processo de contato, podendo também ser vantajoso em casos de campanhas e divulgação de oportunidades.
Como fazer anúncios no LinkedIn?
O LinkedIn apresenta uma ferramenta destinada para a programação e divulgação de anúncios, nos moldes do Instagram Ads: o LinkedIn Ads.
A principal diferença do LinkedIn Ads para outras plataformas do tipo é que ele é focado nos negócios B2B, ou seja, vendas entre empresas e atração de talentos.
Há vários formatos de anúncios disponíveis. Conheça cada um deles nos tópicos a seguir:
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Sponsored Content
É o anúncio que aparece no feed dos usuários com a etiqueta “patrocinado”. É semelhante a como funciona o Facebook Ads, destacando no feed os materiais.
Basicamente, possui três formatos principais, como: imagens, carrosséis ou vídeos.
O usuário pode disponibilizar links e botões para CTA junto ao sponsored content e, assim, criar uma peça publicitária atrativa.
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Sponsored InMail
InMail é o canal de envio de mensagens particulares do LinkedIn. Deste modo, o Sponsored InMail é o marketing que usa esse canal para encaminhar mensagens.
Esse tipo de mensagem tem uma taxa de abertura de 50%, um número bem alto para qualquer estratégia de marketing digital. O formato é interessante para captar leads mais segmentados e atuar na aproximação.
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Text Ad
Os Text Ads aparecem na coluna direita da página do LinkedIn. Eles apresentam uma imagem em miniatura, um título e um pequeno texto descritivo.
O grande objetivo desse tipo de anúncio é gerar tráfego para uma página ou um conteúdo veiculado no perfil.
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Dynamic Ads
Os Dynamic Ads possibilitam a criação de anúncios individualizados em larga escala. As pessoas recebem anúncios com sua imagem e informações de contato.
Nesse formato, há os subformatos Follower Ads, Spotlight Ads, Anúncios de conteúdo e Anúncios de vagas.
O Follower Ads serve para conquistar novos seguidores. Já o Spotlight Ads atua de forma a para gerar tráfego.
Os anúncios de conteúdo disponibilizam materiais para download e os anúncios de vagas aparecem na aba “Vagas que podem ser de seu interesse”.
Como o LinkedIn Ads pode ser benéfico?
As estratégias de programação de anúncios virtuais, como anunciar no Google Ads, já são consagradas.
No entanto, o LinkedIn Ads ainda não é tão popular quanto outras ferramentas do gênero, mas deveria.
Em primeiro lugar, existem mais de 46 milhões de brasileiros que usam o LinkedIn Ads.
Some isso ao fato de que os usuários do LinkedIn tem o dobro do poder de compra que a média e temos um motivo e tanto para começar a investir.
As formas de segmentação mais aprofundadas, como cargos, setor de atuação, formação acadêmica ou nível de experiência, também são muito vantajosas.
Além disso, o LinkedIn Ads é a única plataforma com foco em conversões B2B. Não à toa, é a rede social preferida dos profissionais desse ramo.
Como você pode ver, o LinkedIn é uma rede social fundamental para conseguir resultados na internet, principalmente em ações voltadas para a imagem da marca como contratante e campanhas para o segmento B2B. As funções e os formatos disponíveis são provas disso.