estúdio em casa
Notícias Gerais

Como montar um estúdio em casa – Dicas, ideias, materiais e mais

Para montar um estúdio em casa, você precisa considerar alguns pontos importantes que estão relacionados a segurança e também a praticidade do ambiente. Afinal, um estúdio em casa precisa ser feito pensado para a sua atividade de captação. Mas também, na segurança do espaço.

Assim sendo, neste artigo, aprenda mais sobre como montar um estúdio em casa. Seja se você trabalha com captação de áudio, vídeo ou fotografia. Inclusive, você poderá aproveitar o seu estúdio para inúmeros outros serviços – desde que ele seja feito da forma certa. Continue lendo e saiba mais.

Notícias Gerais: Roupa, calçado e beleza até R$ 100

Dicas de como montar um estúdio em casa

As melhores dicas de como montar um estúdio em casa vão te ajudar a montar um ambiente confortável para o trabalho. Não importa se você tem apenas uma salinha pequena em casa ou se você tem um espaço amplo.

O mais importante na hora de montar um estúdio em casa, é considerar alguns aspectos relacionados à praticidade do espaço. Além disso, você precisa considerar também outros fatores. Como por exemplo, a segurança.

Isto é, ao colocar uma espuma de revestimento ou outro material para a questão acústica do espaço, é preciso fazer isso com produtos adequados. Afinal, algumas espumas podem ser inflamáveis e perigosas.

Abaixo, veja algumas dicas de como montar um estúdio em casa:

  • Escolha um ambiente confortável e que não vaze/entre som.
  • Isolamento acústico com espumas ou caixa de ovo.
  • Coloque um aviso de “gravação” na porta.
  • Faça revestimentos nas janelas.
  • Cuidado com os ruídos brancos (ar-condicionado).

Escolha um ambiente confortável e que não vaze/entre som

Um dos primeiros passos que você precisa dar para montar um estúdio em casa, é escolher um ambiente confortável. Isto é, um ambiente que não atrapalhe ninguém. Nem pessoas dentro da sua casa, nem pessoas que moram embaixo ou em cima.

Assim sendo, escolha um ambiente confortável que não vaze o som. É claro que nenhum ambiente da casa vai estar 100% preparado para virar um estúdio. Isto é, nenhum ambiente vai estar completamente livre de transmitir ou penetrar ruídos.

No entanto, você pode escolher um ambiente mais retirado dos cômodos mais ativos – como a cozinha ou a sala. Um quarto mais longe ou até mesmo um lugar fora de casa pode ser uma ótima ideia de ambiente para montar um estúdio. Escolha de acordo com o que você tem disponível, claro!

Isolamento acústico com espumas ou caixa de ovo

O segundo passo para montar um bom estúdio em casa, é revestir as paredes com espuma acústica. Isto é, comprar espuma acústica é muito importante para deixar o ambiente confortável e seguro para que o som não vaze e nem penetre no espaço.

As espumas acústicas são excelentes alternativas para que você possa gravar áudios e vídeos com o som limpo e em perfeitas condições. Afinal, a espuma acústica coloca a sua voz muito mais concentrada no microfone e, portanto, a qualidade de áudio é muito melhor.

Se você não quiser usar espuma acústica neste primeiro momento, não há problema. Afinal, você pode usar outros materiais para revestir e criar revestimento acústico. Como por exemplo, as caixas de ovos.

Sim, você pode usar caixas de ovo para criar um revestimento acústico no ambiente. A função é a mesma de uma espuma acústica. Inclusive, a qualidade é semelhante. No entanto, as caixas de ovo vão deixar o ambiente esteticamente feio.

Isto é, se você quer criar um ambiente 100% pronto e dedicado, então a melhor opção será, de fato, as espumas. Mas se você não tem muito dinheiro para investir agora, então começar com caixas de ovos pode ser o suficiente. Principalmente se você grava apenas áudios.

Coloque um aviso de “gravação” na porta

Mais uma dica importante para quem vai fazer um estúdio em casa é colocar um aviso de “gravação” na porta. Isto é, um sinal visual de que, naquele momento, você está gravando e não pode fazer outras coisas.

Esse sinal visual pode ser feito de inúmeras maneiras. Se você quiser um ambiente mais tecnológico, pode fazer um sistema a distância. Mas o bom e velho ajuste manual nunca sai de moda. Isto é, você pode colocar uma plaquinha pendurada na porta e alterá-la toda vez que está ou não em gravação.

Além de ajudar a manter o silêncio, essas plaquinhas deixam o estúdio caseiro ainda mais legal. Afinal, elas ajudam a criar um ambiente mais criativo e legal para trabalhar. Você cria um estúdio como ele tem que ser!

Faça revestimentos na janelas

Se o seu estúdio tiver janelas, será muito importante colocar um tipo de revestimento nessa área. Principalmente se a janela não tiver nenhum tipo de isolamento acústico. Nesse caso, é fundamental considerar fazer um revestimento com espuma acústica ou caixa de ovo.

No entanto, se você quer se aprofundar ainda mais no desenvolvimento do seu estúdio em casa, então você poderá colocar janelas com isolamento acústico. Hoje em dia essas janelas são muito populares e garantem um acabamento mais elegante, se comparado a revestir a janela com espuma acústica.

Se for um estúdio definitivo, certamente trocar a janela vai ser a melhor alternativa.

Cuidado com os ruídos brancos (ar-condicionado)

Você já ouviu falar dos ruídos brancos? Se você está montando um estúdio em casa, certamente já ouviu falar. Afinal, é um termo técnico e que está diretamente relacionado à qualidade de som que você está captando.

O ruído branco nada mais é do que o barulho de ar-condicionado, computadores ligados ou coisas do tipo. Isto é, aquele ruído “necessário”.

No entanto, saiba que o ruído pode ser muito amenizado com as espumas acústicas ou até com o posicionamento correto dos equipamentos. Basta colocá-los em posições que não fiquem na frente do microfone.

Agora que você já sabe como montar um estúdio em casa, é hora de colocar a mão na massa. Escolha os equipamentos para começar a transformar o seu ambiente de acordo com o tipo de estúdio que você quer fazer.

Pode ser um estúdio de fotografia, áudio ou vídeo. O mais importante é ter um espaço dedicado para trabalhar e conseguir o máximo de qualidade possível. Mesmo em casa, isso é possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *